domingo, 6 de dezembro de 2009

Harmonia Funcional: Regras, Clichês e Estilizações ( C, C7+, C7+(9), F7+, G7, C#°, Dm7(9), G7(13b), G7(9b), Fm6 ) Renova-me Senhor Jesus

By Jeffão Peres


Existem regras, clichês e estilizações que podem nos ajudar na harmonização de uma música. Veremos alguns exemplos práticos para o uso de cada um deles.

Regras
Uma regra muito usada é a utilização das sétimas e nonas.
Dentro de uma tonalidade maior (Campo Harmônico Maior), o I e IV graus podem ser acrescidos de sétima e nona maior e o V grau de sétima menor e nona maior.
Ex. No Campo harmônico maior de DO, o acorde C (I) e F (IV) podem ser transformados em: C7+, C9, C7+(9), F7+, F9, F7+(9) respectivamente. E o G (V) pode ser transformado em G7, G9, G7(9).
Obs. Nomeclaturas: C7+ é igual a C7M e Cmaj7
Vamos ver estes exemplos na aplicação da música
C             F           G        C     F            C              G
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C7+       F7+        G7    C7+  F7+        C7+         G     G7
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C9          F9           G7(9)  C9  F9         C9           G   G7(9)
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual
C7+        F9           G9  C9  F7+             C          G7(9)   G
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual


Clichês
Como a própria definição já diz, clichê é tudo que um dia, começou com alguém e depois se transformou em moda.
Na harmonização, existe também o que nós podemos chamar de figurinhas carimbadas.
Talvez o clichê mais utilizado, pelo menos na música ocidental, seja o famoso I, I c/ 7 e IV.
Ex. I        I 7      IV
     C      C7      F
    Cm   C7      Fm
Obs. Mesmo que a seqüência não tenha o acorde Ic/7, ele pode ser inserido entre o I e IV na forma de interpretação.
Exemplo:
 I               IV          V         I
C             F           G        C
Renova-me Senhor Jesus
Observe que se nós considerarmos G como I, o C corresponderá ao seu IV grau. Sendo assim, caberá aqui, na passagem do G para o C, também um I c/7.
Então poderíamos interpretar assim:
                         (I)    (Ic/7)
 I      Ic/7   IV     V    Vc/7  I
C    C7     F     G    G7    C
Renova-me Senhor Jesus


Estilizações
Estilizar uma música é arranja-la com as características rítmicas, harmônicas e melódicas peculiar a um determinado estilo.
É muito comum pegarmos uma música que originalmente é um Pop, por exemplo, e transforma-la em Reggae, Soul, Blues ou Bossa Nova.
Mas será que basta mudarmos apenas a levada, que automaticamente o estilo se caracterizará? Muitas vezes não!
Por exemplo.
Tente tocar um Blues, uma Bossa Nova, um Samba ou um Jazz com os seguintes acordes:
D , G e A.
Não desmerecendo esses acordes, que particularmente acho belíssimos, mas talvez para os estilos acima, não sejam o suficiente para a caracterização.
Vamos ver alguns exemplos.

Blues
C7           F7       G7  G#°  Am7     C7/E
Renova-me Senhor        Jesus
F7         D7/F#        G7   G#°  Am7   G7/B
Já não quero ser igual


Bossa Nova
C7+(9)  C#° Dm7 Dm7(9)   G7(13b)  G7(9-)  Em7  A#m6(13b)
Renova         me                Senhor                Jesus
Fm6       Em7        Dm7   Db7(9+)
Já não quero ser igual

É bom salientar que acima das regras, clichês e estilizações, está a estética e o bom gosto.

Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical