VÍDEO AULAS

PARA ASSISTIR AULAS DE: VIOLÃO; GUITARRA; TECLADO E BAIXO, VÁ NOS MARCADORES: DICAS

Harmonia Funcional: Campo Harmônico Maior: Formação ( Tônica, Supertônica, Mediante, Subdominante, Dominante, Relativo menor, Sensível )

By Jeffão Peres


Campo Harmônico Maior 
Fomação com Tríades
O Campo Harmônico nada mais é do que acordes
gerados sobre uma determinada escala. Neste caso
a Escala Maior.
Mais adiante veremos que os C.H. se desdobram em
varias possibilidades de acordes como: Invertidos,
Empréstimo, Relativos, Alterados etc...
Mas por enquanto nos concentraremos naqueles que
são diretamente derivados da Escala Maior.
Em primeiro lugar daremos nome e função para cada
um dos Acordes Tríades formado pelo C.H.M.
I    : Tônica: ( maior) Função 1° Principal
II   : Super Tônica: ( menor) F. Relativo do IV
III  : Mediante: ( menor) F. Rel. do V
IV : Sub Dominante: ( maior) F. 2° Principal 
V  : Dominante: ( maior ) F. 3° Principal
VI : Relativo Menor: ( menor) F. Rel. da Tônica
VII :Sensível: ( menor c/ 5b) F.Substituto do V e II

Para se formar os acordes do C.H.M. basta começar
com a nota que dá o nome ao acorde e sobrepor uma terça
da escala respectivamente acima. Depois se sobrepõe mais
uma terça.
Ex.
Para montar o acorde C, começamos com a nota DO que dá
nome ao acorde, a 2° nota é MI, que está respectivamente uma
terça acima da nota DO. A 3° nota é SOL, que está uma terça
acima de MI.
Portanto para se formar o acorde C precisamos das notas: 
DO  MI  SOL
Agora perceba a disposição das notas que compõe os outros
acordes do C.H.M. Veja que as notas estão separadas sempre
por intervalos de terça, e sempre utilizando as notas que fazem
parte da Escala Maior de DO. Ou seja:
DO   RE   MI   FA   SOL   LA   SI

I       :  C        : DO   MI    SOL
II      : Dm      : RE    FA    LA
III     : Em       : MI    SOL   SI
IV    :  F         : FA    LA    DO
V     : G         : SOL  SI     RE
VI    : Am       : LA    DO   MI 
VII   :Bm(5b) :  SI      RE   FA

Observe que verticalmente, as notas que formam os acordes, respeitam
a sequência da Escala Maior de DO
 Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical