segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Harmonia Funcional: Transposição ( Como mudar de Tom ) Deus está aqui

By Jeffão Peres


Para facilitar o estudo da transposição e indiretamente a do
Campo Harmônico, o melhor é utilizarmos uma música, e
não apenas sequências de acordes. Observe que, a medida
que você sobe de tom, a altura da melodia também deve subir.   
Depois de passar pelos sete tons, tente tocar sem olhar as cifras.
Bem! Esta música é bem conhecida. Pelo menos pos crente véio!  
      
Deus está aqui
DO
C          G    Am                       F                                 G        C               F            
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o 
            G              Em  Am        Dm                           G                             C
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
RE
D           A    Bm                       G                                A        D               G            
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
           A               F#m Bm        Em                           A                             D
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
MI
E            B   C#m                      A                               B        E                 A            
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro.Tão certo como o 
            B            G#m C#m      F#m                         B                               E
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
FA
F           C    Dm                         Bb                            C        F               Bb            
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
            C             Am  Dm        Gm                          C                              F
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
SOL
G          D    Em                        C                               D       G                C            
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
            D              Bm  Em          Am                         D                              G
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
LA
A           E   F#m                       D                                E       A                 D         
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
            E             C#m F#m       Bm                          E                               A
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir
SI
B          F#  G#m                       E                                F#      B                E            
Deus está aqui. Aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro. Tão certo como o
            F#           D#m G#m     C#m                        F#                             B
Amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e podes me ouvir

Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical