segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 06 - 18, 19 e 20 ( F/D, A/F#, C/A, B/G#, D/B ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


18                     19                     20
C I F/D :II        C I G/E :II          C I G/E I F/D :II
D I G/E :II        D I A/F# :II        D I A/F# I G/E :II
E I A/F# :II      E I B/G#:II         E I B/G# I A/F#:II
F I Bb/G :II      F I C/A :II          F I C/A I Bb/G:II
G I C/A :II       G I D/B :II          G I D/B I C/A :II
A I D/B :II        A I E/C#:II         A I E/C# I D/B :II
B I E/C# :II      B I F#/D#:II       B I F#/D# I E/C#:II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.