terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 10 - 25, 26 e 27 ( C7(9), E7(9), G7+(9), B7+(9), Dm7(9), Fm7(9) ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


25                              26                                   27
C7(9) I F7(9) :II       C7+(9) I F7+(9) :II         Cm7(9) I Fm7(9) :II
D7(9) I G7(9) :II       D7+(9) I G7+(9) :II        Dm7(9) I Gm7(9) :II
E7(9) I A7(9) :II       E 7+(9) I A7+(9) :II        Em7(9) I Am7(9) :II
F7(9) I Bb7(9) :II     F7+(9) I Bb7+(9):II        Fm7(9) I Bbm7(9):II
G7(9) I C7(9) :II       G7+(9)  I C7+(9):II        Gm7(9) I Cm7(9) :II
A7(9) I D7(9) :II        A7+(9) I D7+(9):II         Am7(9) I Dm7(9) :II
B7(9) I E7(9) :II        B7+(9) I E7+(9):II          Bm7(9) I Em7(9) :II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.