terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 12 - 30, 31, 32, 33, 34, 35 e 36 ( C, F, Dm, Am, Cm#, F#m, Bb, F#, G#m ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


30                                         31
C I Am I Dm I G :II             C I Em I F I  G :II
D I Bm I Em I A :II              D I F#m I G I A :II
E I C#m I F#m I B :II          E I G#m I A I B :II
F I Dm I Gm I C :II              F I  Am I Bb I C :II
G I Em I Am I D :II              G I Bm I C I  D :II
A I F#m I Bm I E :II             A I C#m I D I E :II
B I G#m I C#m I F# :II        B I D#m I E I F# :II


32                                         33
C I G I Am I F :II                 C I F I Am I  G :II
D I A I Bm I G :II                 D I G I Bm I A  :II
E I B I C#m I A :II               E I A I C#m I B :II
F I C I Dm I Bb :II               F I Bb I Dm I C :II
G I D I Em I  C :II                G I C  I Em I D  :II
A I E I F#m I D :II                A I D I F#m I E :II
B I F# I G#m I E :II              B I E I G#m I F# :II


34                                          35
Cm I Fm I Gm :II                  Cm I Fm I G :II
Dm I Gm I Am :II                  Dm I Gm I A :II
Em I Am I Bm :II                   Em I Am I B :II
Fm I Bbm I Cm :II                 Fm I Bbm I C :II
Gm I Cm I Dm :II                  Gm I Cm I D :II
Am I Dm I Em :II                   Am I Dm I E :II
Bm I Em I F#m :II                 Bm I Em I F# :II


36
C I C7 I F I G I G7 I C :II
D I D7 I G I A I A7 I D :II
E I E7 I A I B I B7 I E  :II
F I F7 I Bb I C I C7 I F :II
G I G7 I C I D I D7 I G :II
A I A7 I D I E I E7 I A :II
B I B7 I E I F# I F#7 I B:II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.