sábado, 16 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 15 - 45, 46, 47 e 48 ( C/E, F/A, A/C#, G/A, C/D, E/F#, C/Bb, E/D, A/G, Fm6/Ab, Cm6/Eb ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


45
C I C/E I F I F/G :II
D I D/F# I G I G/A :II
E I E/G# I A I A/B :II
F I F/A I Bb I Bb/C :II
G I G/B I C I C/D :II
A I A/C# I D I D/E :II
B I B/D# I E I E/F# :II

 46
C I C/Bb I F/A I Fm6/Ab I C/G I G :II
D I D/C I G/B I Gm6/Bb I D/A I A :II
E I E/D I A/C# I Am6/C I E/B I B :II
F I F/Eb I Bb/D I Bbm6/Db I F/C I C :II
G I G/F I C/E I Cm6/Eb I G/D I D :II
A I A/G I D/F# I Dm6/F I A/E I E :II
B I B/A I E/G# I Em6/G I B/F# I F# :II

 47
C I D/C I Fm6/C :II
D I E/D I Gm6/D :II
E I F#/E I Am6/E :II
F I G/F I Bbm6/F :II
G I A/G I Cm6/G :II
A I B/A I Dm6/A :II
B I C#/B I Em6/B :II

 48
Cm I Ab/C I Bb/C :II
Dm I Bb/D I C/D :II
Em I C/E I D/E :II
Fm I Db/F I Eb/F :II
Gm I Eb/G I F/G :II
Am I F/A I G/A :II
Bm I G/B I A/B :II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.