segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Harmonia Funcional: Acordes 9 e add9 ( C9, A9, E9, Bm9, G#m9, Aadd9, Fadd9, Bbadd9 )

By Jeffão Peres


Acordes 9 e add9
O acorde com add9 se diferência por um detalhe
em relação ao acorde com 9.
No acorde com 9, não existe o III grau, que é a nota
que define a tonalidade do acorde (Maior ou Menor) 
Sendo assim, certas nomeclaturas como Cm9, por exemplo,
técnicamente não estariam corretas, pois a 9° anula o III grau.  
Add significa adicional. Ou seja: O 9° grau deve ser
acrescentado no acorde sem excluir o III.
Ex.
C9: DO RE SOL ( "Cm9": DO RE SOL)
C(add9): DO RE MI SOL   Cm(add9): DO RE MIb SOL 

O 9° grau é igual ao 2°, só que uma oitava acima.
Por isso ele terá uma relação com os acordes sus2 e sus4,
mas isso é um assunto que trataremos mais adiante.

Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical