segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Baixos Invertidos e Intencionais: I/IX e I/VII ( F/G, D/E, A/B, G/F, D/C, A/G )

By Jeffão Peres


I/IX e I/VII
Duas situações muito comuns na harmonização
com Baixos são as intenções I/IX e I/VII.
Estes dois acordes são usados muitas vezes como
interpretação e criam situações interessantes.
Ex.
Acorde I/IX
   C I F I G II
       C I F I F/G II

    A I Bm I E II
       A I Bm I D/E II

    E I F#m I B II
       E I F#m I A/B B II

Acorde I/VII
   C I F I G I C II
       C I F I G/F I C II

  G I C I D I Bm I Em …..
      G I C I D/C I Bm I Em …..

  D I G I A I D II
      D I G I A/G I D/F# II

Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical