By Jeffão Peres
Tabela
Tonal
I II III IV V VI VII
DO: C D E F G A B
RE : D E F# G A B C#
MI : E F# G# A B C# D#
FA : F G A Bb C D E
SOL:G A B C D E F#
LA : A B C# D E F# G#
SI : B C# D# E F# G# A#
Atonal
1 2 3 4 5
DO: C#/Db D#/Eb F#/Gb G#/Ab A#/Bb
RE: D#/Eb F G#/Ab A#/Bb C
MI: F G A#/Bb C D
FA ; F#/Gb G#/Ab B C#/Db D#/Eb
SOL:G#/Ab A#/Bb C#/Db D#/Eb F
LA: A#/Bb C D#/Eb F G
SI: C D F G A
Para facilitar a transposição, numere os acordes de
acordo com sua disposição nos quadros Tonal e Atonal.
Normalmente, em uma música na tonalidade maior, a
maioria dos acordes estão na tabela Tonal e menor na
Atonal.
Na transposição toda a estrutura do acorde deve migrar
para o seu equivalente.
Ex.
C7 ------ se subirmos um tom: D7
Am7 --- se abaixarmos um tom: Gm7
F9 ------- se subirmos dois tons: A9
E7+ ----- se abaixarmos dois tons: C7+
Como transpor
Digamos que você tenha uma música com a seguinte
seqüência:
C I Em I F7+ I Dm7 I Dm/C I Bb7+ I G I G7 II
O acorde C determina que o Tom é DO, então a numeração
de referência é a do DO, seja Tonal ou Atonal.
Ex.
I III IV II II/I 5 V V
C I Em I F7+ I Dm7 I Dm/C I Bb7+ I G I G7 II
Então se você for subir um tom, a mesma seqüência
terá que ir para RE e ter a mesma numeração
correspondente a DO.
I III IV II II/I 5 V V
D I F#m I G7+ I Em7 I Em/D I C7+ I A I A7 II
Observe que deve ser respeitada a estrutura original do acorde
Tabela
Tonal
I II III IV V VI VII
DO: C D E F G A B
RE : D E F# G A B C#
MI : E F# G# A B C# D#
FA : F G A Bb C D E
SOL:G A B C D E F#
LA : A B C# D E F# G#
SI : B C# D# E F# G# A#
Atonal
1 2 3 4 5
DO: C#/Db D#/Eb F#/Gb G#/Ab A#/Bb
RE: D#/Eb F G#/Ab A#/Bb C
MI: F G A#/Bb C D
FA ; F#/Gb G#/Ab B C#/Db D#/Eb
SOL:G#/Ab A#/Bb C#/Db D#/Eb F
LA: A#/Bb C D#/Eb F G
SI: C D F G A
Para facilitar a transposição, numere os acordes de
acordo com sua disposição nos quadros Tonal e Atonal.
Normalmente, em uma música na tonalidade maior, a
maioria dos acordes estão na tabela Tonal e menor na
Atonal.
Na transposição toda a estrutura do acorde deve migrar
para o seu equivalente.
Ex.
C7 ------ se subirmos um tom: D7
Am7 --- se abaixarmos um tom: Gm7
F9 ------- se subirmos dois tons: A9
E7+ ----- se abaixarmos dois tons: C7+
Como transpor
Digamos que você tenha uma música com a seguinte
seqüência:
C I Em I F7+ I Dm7 I Dm/C I Bb7+ I G I G7 II
O acorde C determina que o Tom é DO, então a numeração
de referência é a do DO, seja Tonal ou Atonal.
Ex.
I III IV II II/I 5 V V
C I Em I F7+ I Dm7 I Dm/C I Bb7+ I G I G7 II
Então se você for subir um tom, a mesma seqüência
terá que ir para RE e ter a mesma numeração
correspondente a DO.
I III IV II II/I 5 V V
D I F#m I G7+ I Em7 I Em/D I C7+ I A I A7 II
Observe que deve ser respeitada a estrutura original do acorde
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização -
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos -
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois -
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical