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Harmonia Funcional: Tabela de Transposição Tonal e Atonal ( Como subir e descer o Tom )

By Jeffão Peres


Tabela
 
Tonal
       I     II    III    IV    V    VI    VII
DOC     D     E      F    G     A      B
RE : D    E     F#     G    A     B     C#
MI : E    F#   G#     A    B     C#   D#
FA : F    G     A      Bb   C      D     E
SOL:G    A     B      C     D     E     F#
LA : A    B     C#    D     E     F#   G#
SI : B    C#   D#    E     F#    G#  A#

Atonal
          1           2         3          4          5
DO: C#/Db   D#/Eb   F#/Gb   G#/Ab   A#/Bb
RE: D#/Eb       F       G#/Ab   A#/Bb      C
MI:    F           G       A#/Bb      C          D
FA ; F#/Gb   G#/Ab       B      C#/Db   D#/Eb
SOL:G#/Ab   A#/Bb   C#/Db   D#/Eb      F
LA: A#/Bb       C       D#/Eb       F         G
SI:     C          D           F          G         A
Para facilitar a transposição, numere os acordes de
acordo com sua disposição nos quadros Tonal e Atonal.
Normalmente, em uma música na tonalidade maior, a
maioria dos acordes estão na tabela Tonal e menor na
Atonal.
Na transposição toda a estrutura do acorde deve migrar
para o seu equivalente.
Ex.
C7 ------ se subirmos um tom: D7
Am7 --- se abaixarmos um tom: Gm7
F9 ------- se subirmos dois tons: A9
E7+ ----- se abaixarmos dois tons: C7+
Como transpor
Digamos que você tenha uma música com a seguinte
seqüência:
C I Em I F7+ I Dm7 I Dm/C I Bb7+ I G I G7 II
O acorde C determina que o Tom é DO, então a numeração
de referência é a do DO, seja Tonal ou Atonal.
Ex.
  I    III      IV        II       II/I       5       V     V
 C  I Em  I  F7+ I  Dm7 I  Dm/C I  Bb7+ I G  I G7  II
Então se você for subir um tom, a mesma seqüência
terá que ir para RE e ter a mesma numeração
correspondente a DO.
 I        III      IV      II      II/I      5       V     V
 D  I  F#m I  G7+ I Em7 I Em/D  I C7+  I  A  I A7 II
Observe que deve ser respeitada a estrutura original do acorde

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