domingo, 28 de fevereiro de 2010

Harmonia Funcional: Intervalos Simples - Grau por Grau 4 até 5 ( C4, Dsus4, Fm(5b), Abm5°, E5-, G#5, Db5 )

By Jeffão Peres


Intervalos Simples
Quarta
Nomenclatura: 4, sus4
Padrão de distância à frente da Tônica: 2 Tons e 1/2
Ex:
4° de SOL-------DO
4° de  MI--------LA
4° de DO#------FA#
Quinta Menor
Nomenclatura: 5-, 5b, 5°, 5m
Padrão de distância à frente da Tônica: 3 Tons
Ex:
5°b de LA------MIb
5°b de REb-----LAbb = SOL
5°b de SI-------FA
Quinta
Nomenclatura: 5
Padrão de distância à frente da Tônica: 3 Tons e 1/2
Ex:
5° de LA-------MI
5° de REb------LAb
5° de SI--------FA#

Nas postagens anteriores está a explicação sobre
a 2°, 3°- e 3°, 

Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical