quarta-feira, 17 de março de 2010

Harmonia Funcional: Intervalos Simples - Grau por Grau 5+ até 7+ ( G5+, D#5, Fm6, Gbm6, A7, Bm7, D7+, G7M, Bbmaj7 )

By Jeffão Peres


Intervalo Simples
Quinta Aumentada
Nomenclatura: 5+ , 5# , 5aug
Padrão de distância à frente da Tônica: 4 Tons
Ex:
5°+ de DO ------- SOL#
5°+ de MI ------- DO
5°+ de SIb ------- RE#
Sexta
Nomenclatura: 6
Padrão de distância à frente da Tônica: 4 Tons e 1/2
Ex:
6° de SOL ------ MI
6° de MIb ------ DO
6° de RE -------- SI
Sétima menor
Nomenclatura: 7
Padrão de distância à frente da Tônica: 5 tons
Ex:
7° de FA ------- MIb
7° de LA -------- SOL
7° de DO# ------ SI
Sétima Maior
Nomenclatura: 7+ , 7M , 7maj
Padrão de distância à frente da Tônica: 5 Tons e 1/2 
Ex:
7°+ de SOL ------- FA#
7°+ de RE --------- DO#
7°+ de LAb -------- SOL


Confira nas postagens anteriores sobre os graus:
2 , 3- , 3 , 4 , 5- e 5 
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical