quarta-feira, 17 de março de 2010

Harmonia Funcional: Ordem dos Sustenidos ( DO#, RE#, FA#, SOL#, LA# )

By Jeffão Peres


Ordem dos Sustenidos
Para facilitar a compreensão a respeito da
Ordem dos Sustenidos, usamos como ponto
de partida os Tons de DO Maior e La Menor
Natural, que são relativos, e não possuem
nenhum acidente na sua formação.
Vamos utilizar a Tonalidade Maior para
padronizarmos a Ordem.
O padrão é de Quinta Justa. 3 Tons  e 1/2
de Distância
Ex. 
  I                                            5° Justa
 DO         RE          MI         FA        SOL
SOL         LA          SI         DO         RE
 RE          MI          FA        SOL        LA
 LA          SI          DO         RE         MI
 MI          FA         SOL         LA         SI
 SI          DO         RE          MI         FA#
FA#        SOL        LA           SI        DO# 
Cada um dos Tons gerados a partir de DO
e respeitado o padrão de Quinta Justa,
gerará um Tom da Ordem dos Sustenidos.
Ex.
DO Maior-------------  não tem sustenido
SOL Maior------------- Tem 1 sustenido
RE Maior--------------- Tem 2 sustenidos
LA Maior--------------- Tem 3 sustenidos
MI Maior----------------Tem 4 sustenidos
SI Maior---------------- Tem 5 sustenidos
FA# Maior-------------- Tem 6 sustenidos
DO# Maior-------------- Tem 7 sustenidos  
Próximo passo é descobrir qual nota do 
Tom Maior leva o sustenido. 
Com exceção de DO Maior que não tem
sustenido, os outros tons conservam o
sustenido do Tom da Ordem anterior e 
acrescentam sustenido em seu 7° grau.
Ex.
DO Maior ----Não tem sustenido
SOL Maior ---Tom aterior (DO) não tem sustenido
                  O 7° grau é FA
Portanto no Tom de SOL Maior
existe 1 sustenido: FA#
RE Maior ----Tom anterior (SOL) tem FA# sustenido 
                  O 7° grau é DO
Portanto no Tom de RE Maior
existem 2 sustenidos: FA# ( do Tom anterior) e DO#
Ordem
 DO Maior -- Nenhum
SOL Maior-- 1FA#
 RE Maior--- 2 - FA# - DO#
 LA Maior--- 3 - FA# - DO# - SOL#
 MI Maior -- 4 - FA# - DO# - SOL# - RE#
 SI Maior -- 5 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA#
FA# Maior- 6 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA# - MI#
DO# Maior-7 - FA# - DO# - SOL# - RE# - LA# - MI# -SI#
Veja nas postagem anteriores sobre o assunto de Relativas
Menores para associá-las a estes Tons Maiores.
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical