VÍDEO AULAS

PARA ASSISTIR AULAS DE: VIOLÃO; GUITARRA; TECLADO E BAIXO, VÁ NOS MARCADORES: DICAS

Harmonia Funcional: Cromatismo 9°b e 13°b ( C7+, F7+, C7(9), C7(9b), G7(13b)...)

By Jeffão Peres


Efeito cromático através da 9°b e 13°b
É muito usado em estilos que utilizam harmonias mais elaboradas
como o Jazz, Bossa Nova, Samba e Chorinho por exemplo,
efeitos cromáticos para ligar os acordes
Aqui veremos dois dos mais utilizados: 9°b e 13°b
A 9°b tem como principal função a ligação entre dois acordes 
de forma descendente
Ex.                                              
C7(9) é formado pelas notas: DO - MI - SOL - SIb - RE 
Se quizermos liga-lo com um F7+ que é formado pelas notas:
FA - LA - DO - MI, podemos utilizar o acorde C7(9b), que é
formado pelas notas DO - MI - SOL - SIb - REb, para fazermos
uma ligação cromática descendente
Exemplo:                                                     
C7(9) ---------- DO  -  MI  -  SOL  -  SIb  -  RE
                                                                      b
C7(9b) -------- DO  -  MI  -  SOL  -  SIb  -  REb

F7+ -------------------------------- FA  -  LA  -  DO  -  MI 
A 13°b tem como principal função a ligação entre dois acordes
de forma ascendente
Ex.
G7 é formado pelas notas: SOL - SI - RE - FA
Se quizermos liga-lo com um C7+ que é formado pelas notas:
DO - MI - SOL - SI, podemos utilizar o acorde G7(13b), que é
formado pelas notas: SOL - SI - RE# - FA, para fazermos
uma ligação cromática ascendente
Exemplo:                                              5°                                   
G7 -------------------------- SOL  -  SI  -  RE  -  FA
                                                             13b° 
G7(13b) ------------------  SOL  -  SI  - RE#  - FA

C7+ ---------------------------------- DO -  MI  -  SOL  - SI   
Obs. A 13° técnicamente representa a oitava do VI grau, ou seja:
No caso acima, a 13°b deveria ser representada pela nota MIb, que
equivale a meio tom abaixo da 13°
Mas por uma questão de melhor compreensão e visualização da funcão
ascendente, preferí representa-la por uma nota RE# 
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores: 
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical, 
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com  
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização - 
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos - 
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar 
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois - 
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical