By Jeffão Peres
Modos Gregos Maiores
Jônico
DO -------- DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SI - DO
RE --------- RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO# - RE
MI ---------- MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE# - MI
FA --------- FA - SOL - LA - SIb - DO - RE - MI - FA
SOL ------ SOL - LA - SI - DO - RE - MI - FA# - SOL
LA --------- LA - SI - DO# - RE - MI - FA# - SOL# - LA
SI ---------- SI - DO# - RE# - MI - FA# - SOL# - LA# - SI
Mixolídio
DO -------- DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SIb - DO
RE --------- RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO - RE
MI ---------- MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE - MI
FA --------- FA - SOL - LA - SIb - DO - RE - MIb - FA
SOL ------ SOL - LA - SI - DO - RE - MI - FA - SOL
LA --------- LA - SI - DO# - RE - MI - FA# - SOL - LA
SI ---------- SI - DO# - RE# - MI - FA# - SOL# - LA - SI
Lídio
DO -------- DO - RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO
RE --------- RE - MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE
MI ---------- MI - FA# - SOL# - LA# - SI - DO# - RE# - MI
FA --------- FA - SOL - LA - SI - DO - RE - MI - FA
SOL ------ SOL - LA - SI - DO# - RE - MI - FA# - SOL
LA --------- LA - SI - DO# - RE# - MI - FA# - SOL# - LA
SI ---------- SI - DO# - RE# - MI# - FA# - SOL# - LA# - SI ( MI# = FA)
Comparação entre os modos
I II III IV V VI VII VIII
Jônico: DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SI - DO
Mixolíd: DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SIb - DO
Lídio : DO - RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO
Modos Gregos Maiores
Jônico
DO -------- DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SI - DO
RE --------- RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO# - RE
MI ---------- MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE# - MI
FA --------- FA - SOL - LA - SIb - DO - RE - MI - FA
SOL ------ SOL - LA - SI - DO - RE - MI - FA# - SOL
LA --------- LA - SI - DO# - RE - MI - FA# - SOL# - LA
SI ---------- SI - DO# - RE# - MI - FA# - SOL# - LA# - SI
Mixolídio
DO -------- DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SIb - DO
RE --------- RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO - RE
MI ---------- MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE - MI
FA --------- FA - SOL - LA - SIb - DO - RE - MIb - FA
SOL ------ SOL - LA - SI - DO - RE - MI - FA - SOL
LA --------- LA - SI - DO# - RE - MI - FA# - SOL - LA
SI ---------- SI - DO# - RE# - MI - FA# - SOL# - LA - SI
Lídio
DO -------- DO - RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO
RE --------- RE - MI - FA# - SOL# - LA - SI - DO# - RE
MI ---------- MI - FA# - SOL# - LA# - SI - DO# - RE# - MI
FA --------- FA - SOL - LA - SI - DO - RE - MI - FA
SOL ------ SOL - LA - SI - DO# - RE - MI - FA# - SOL
LA --------- LA - SI - DO# - RE# - MI - FA# - SOL# - LA
SI ---------- SI - DO# - RE# - MI# - FA# - SOL# - LA# - SI ( MI# = FA)
Comparação entre os modos
I II III IV V VI VII VIII
Jônico: DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SI - DO
Mixolíd: DO - RE - MI - FA - SOL - LA - SIb - DO
Lídio : DO - RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO
Outros assuntos que você pode encontrar nos Marcadores:
Análise Harmônica : Baixo Invertido e Intencional, Teoria Musical,
Graus, Modos Gregos e Interpretação:
Regras, Clichês e Estilizações - Acordes de empréstimo - Interpretações -
Passagens descendente - Aproximação com terças - Transformar Tétrades
em Tríades - Baixo pedal - Resoluções - Substituição do acorde com
VII menor - Acorde I/III e I/IIIb - Acorde I/IX e I/VII - Intervalos Simples -
Intervalos Compostos - Ciclos de 4° e 5° - Clichês de finalização -
Harmonização Cromática - Cromatismo 9b e 13b - Modos Gregos -
Campo Harmônico Maior 3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico Menor
3, 4 e 5 notas - Campo Harmônico dos Modos Gregos - Como montar
Escala Maior e Menor Natural - Tabela de Transposição - Como montar
Tríades e Tétrades - Tríades Relativas - Como montar os Campos -
Como montar Acordes 9 e add9 - Como montar Acordes 7° Maior e
Menor - Como montar Acorde Diminuto e Tríade Diminuta - Como montar
Escala Pentatônica - Ordem doa Sustenidos - Ordem dos Bemois -
Acidentes Musicais - Harmonizações - Improvisações - Análise dos
Graus - Nomenclaturas - Dicas de aplicação musical