segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 05 - 15, 16 e 17 ( F/A, A/C#, E/G#, Bb/D, F#/A# ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


15                     16                    17
C I F/A :II         C I G/B :II        C I F/A I G/B :II
D I G/B :II         D I A/C#:II       D I G/B I A/C#:II
E I A/C# :II       E I B/D#:II       E I A/C#I B/D# :II
F I Bb/D :II       F I C/E :II         F I Bb/D I C/E :II
G I C/E :II        G I D/F#:II        G I C/E I D/F#:II
A I D/F# :II      A I E/G#:II        A I D/F# I E/G# :II
B I E/G# :II      B I F#/A#:II      B I E/G#I F#/A#:II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.