sábado, 16 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 11 - 28 e 29 ( C7(9), D7(9), A7(9), E7(9b), B7(9-), D7+, F7+, E7+(9), G7+(9), F#m7(9), Am7(9) ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


28                                         29
C7(9) I C7(9-) I F7+ :II        C7+(9) I Dm7(9) I G7(9) G7(9-) :II
D7(9) I D7(9-) I G7+:II        D7+(9) I Em7(9)  I A7(9) A7(9-) :II
E7(9) I E7(9-) I A7+ :II        E 7+(9) I F#m7(9) I  B7(9) B7(9-) :II
F7(9) I F7(9-) I Bb7+:II       F7+(9) I Gm7(9) I  C7(9) C7(9-) :II
G7(9) I G7(9-) I C7+ :II       G7+(9) I Am7(9) I   D7(9) D7(9-) :II
A7(9) I A7(9-) I D7+ :II        A7+(9) I Bm7(9) I   E7(9) E7(9-) :II
B7(9) I B7(9-) I E7+ :II        B7+(9) I C#m7(9)I F#7(9) F#7(9-) :II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.