sábado, 16 de janeiro de 2010

Encadeamentos: Sequências harmônicas 13 - 37, 38, 39 e 40 ( Cm7, Em7, Gm7, Eb7+, Ab7+, B7, A7, D7+, G7+ ...)

By Jeffão Peres


Encadeamentos


37
Cm7 I Ab7+ I Fm7 I Gm7 :II
Dm7 I Bb7+ I Gm7 I Am7 :II
Em7 I C7+ I Am7 I Bm7 :II
Fm7 I Db7+ I Bbm7 I Cm7 :II
Gm7 I Eb7+ I Cm7 I Dm7 :II
Am7 I F7+ I Dm7 I Em7 :II
Bm7 I G7+ I Em7 I F#m7 :II


38
Dm7 I G7 I C7+ I % :II
Em7 I A7 I D7+ I % :II
F#m7 I B7 I E7+ I % :II
Gm7 I C7 I F7+ I % :II
Am7 I D7 I G7+ I % :II
Bm7 I E7 I A7+ I % :II
C#m7 I F#7 I B7+ I % :II


39
C7+ I C#° I Dm7 :II
D7+ I D#° I Em7 :II
E7+ I F° I F#m7 :II
F7+ I F#° I Gm7 :II
G7+ I G#° I Am7 :II
A7+ I A#° I Bm7 :II
B7+ I C° I C#m7 :II


40
C7+ C#° I Dm7 I G7 G#°I Am7 I F7+ F#° I C7+ :II
D7+ D#° I Em7 I A7 A#° I Bm7 I G7+ G#° I D7+ :II
E7+ F° I F#m7 I B7 C° I C#m7I A7+ A#° I E7+ :II
F7+ F#° I Gm7 I C7 C#° I Dm7 I Bb7+ B° I F7+ :II
G7+ G#° I Am7 I D7 D#° I Em7 I C7+ C#° I G7+ :II
A7+ A#° I Bm7 I E7 F° I F#m7 I D7+ D#° I A7+:II
B7+ C° I C#m7 I F#7 G° I G#m7I E7+ F° I B7+ :II

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.