segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Encadeamentos: Base para acompanhamento Blues ( C7, F7, G7, A7, D7 ...)

By Jeffão Peres


1° C7 I F7 I C7 I G7 F7 I C7 G7 II

C7 I F7 I C7 I A7 I D7 I G7 I C7 F7 I C7 G7 II

C7 I F7 I C7 I % I F7 I % I C7 I % I G7 I F7 I C7 I G7 II

Obs. % Sinal de repetição ( Repetir o compasso anterior)
Em algumas situações podemos acrescentar, além da 
menor que caracteriza o Blues, a e a 13°.
Ex.1°  C7 I F7(9) I C7 I G7(13) F7(13) I C7(9) G7 II 
Os três exemplos acima estão no tom de DO.
Para tocar estas sequências em outros tons, basta transpor
os acordes. 
Você pode usar a tabela de transposição que já mostramos
aqui no Blog.

Se puder, treine com um metrônomo ou bateria eletrônica.
Você pode encontrar diversas outras sequências de Encadeamentos
em outras Postagens.
Encadeamento de Acordes Definição
O objetivo do estudo com encadeamentos é proporcionar
ao músico um domínio harmônico nos tons mais utilizados.
Além de ajudar na memorização dos acordes, os
encadeamentos visam: aperfeiçoar a mecânica da mudança
dos acordes, entender sonóricamente a intenção gerada na
mudança de um acorde para o outro e saber usar a mesma
sequência harmônica nos tons vizinhos.
Estude uma sequência de cada vez e sempre repíta a linha
como orienta o Ritornello.